quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Prova de água em partícula da Lua

    A Nasa, agência espacial Norte-americana, anunciou no dia 27/08/2013 que foram encontradas provas da existência de água em partículas minerais da superfície da Lua e que esta provém de fontes desconhecidas situadas nas profundidades do satélite da terra. 
     Os investigadores usaram dados recolhidos pelos instrumentos de Mineralogia (M3) da Nasa, colocado a bordo da Sonda Chandrayaan 1 da organização de investigação Espacial da India, e detectaram água magmática, isto é, que tem origem nas profundidades lunares. Foi a primeira vez que essa forma de água foi detectada através de uma sonda que orbita a Lua. Descobertas anteriores mostraram a existência de água magmática em amostras lunares recolhidas pelos astronautas do programa Apolo. 
      O instrumento M3 captou imagens da cratera Bullialdus, causada por uma explosão próxima da linha equatorial da Lua. A Nasa explicou que essa área interessa aos cientistas porque poderão quantificar melhor o volume de água existente dentro das rochas devido à localização da cratera e ao tipo de rochas que contém. A parte central da cratera é composta por tipo de rochas que se forma profundamente dentro da crosta e do manto lunares. 

Fonte: Jornal do Comercio - PE - 28/08/2013 

  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário