Caros Colegas, fiquei fascinado com o método de multiplicação e divisão utilizados
pelos os egípcio a pouco mais de 3.100 a.c . Essa civilização conseguiu
desenvolver um modo prático para realizar diversos cálculos. Tenho bastante
certeza, que esse método bem trabalhado com nossos alunos pode resolver os
problemas do não entendimento dos cálculos da multiplicação e divisão nas
séries inicias.
Relatos históricos comprovam a contribuição que os egípcios deram para o desenvolvimento da matemática. As pirâmides são um exemplo de organização arquitetônica, um trabalho esplendoroso de engenharia, pois naquela época os recursos auxiliares praticamente não existiam. para satisfazer suas necessidades,os egípcios formaram um sistema de numeração totalmente baseado em símbolos e agrupamentos.
Multiplicação
Uma interessante operação matemática criada pelos egípcios foi a forma curiosa de multiplicar números, eles realizavam os cálculos utilizando apenas multiplicação por 2. vamos realizar o seguinte cálculos 20x 72.
Escreva o número 72 ao lado do 1. A agora realize sucessivas multiplicações por 2 nas duas colunas, expressando o resultado sempre na sequencias. as multiplicação na coluna iniciada pelo número 1 não devem ultrapassar 20. Assinale na coluna do número 1 as multiplicações em que a soma seja igual a 20. na multiplicação que está sendo desenvolvida esses números são: 4 e 16 pois 4 + 16 =20.
Divisão
Para efetuar a divisão de 184 por 8 procedemos assim,




Toda essa historia foi encontrada em vários documentos antigos, principalmente o Papiro de Ahmés ou Rhind nele encontra-se registrado os métodos de multiplicação e divisão e outros cálculos matemáticos desenvolvidos pelos antigos egípcios,Descoberto no templo
mortuário de Ramsés II. Este rolo com cerca de cinco metros de comprimento e
cerca de 0,30m de altura, totalizando quatorze folhas de papiro. Neste usa-se
uma escrita chamada hierática, diferente da hieroglífica. Este papiro foi comprado
pelo egiptólogo inglês Hery Rhind, em 1858, no final século 19 na cidade de
Tebas, à beira do Rio Nilo, e hoje esta exposto no museu Britânico, em Londres
Sala de aula
Podemos desenvolver os cálculos, utilizando as tampas de garrafas, formando duas colunas que pode ser feitas no próprio chão da sala, poderá ser uma oportunidade para demonstrar como os egípcios faziam os cálculos de multiplicação e divisão, facilitando sua vida comercias e política, ganhando tempo, simplificando os cálculos da soma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário