segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Brasil soma novas conquistas em torneios internacionais de matemática na Bulgária e Moçambique

       Brasil conquistou 14 medalhas na 20ª Competição de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês), maior competição de matemática para estudantes universitários, que terminou neste domingo, (11) em Blagoevgrad, na Bulgária.
       As premiações para o país foram uma medalha de ouro, onze de prata e duas de bronze. O mais bem colocado entre os representantes brasileiros foi Henrique Fiúza do Nascimento, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), quem alcançou o ouro com 49 pontos.   
     A edição de 2013 reuniu 321 estudantes que representaram 72 instituições de ensino superior de todo o mundo. A delegação brasileira foi composta por estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), Unicamp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), liderados pelos professores Samuel Barbosa Feitosa, de Salvador (BA) e Fábio Dias Moreira, do Rio de Janeiro (RJ).
     Outros três brasileiros conquistaram premiações em representação de instituições estrangeiras.

Os resultados completos da delegação brasileira podem ser consultados na página (www.obm.org.br)


Primeiro lugar em Moçambique

     Na sexta-feira (9), o Brasil somou mais quatro medalhas ao histórico de participação na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ficando por terceiro ano consecutivo com a primeira posição geral na competição.
       A olimpíada, que foi realizada na cidade de Maputo, Moçambique, contou com a presença de 16 jovens do Brasil, Portugal, Moçambique, e São Tomé e Príncipe. Cada país enviou uma delegação de quatro estudantes, menores de 18 anos, e dois professores.
       O grande destaque brasileiro foi Gabriel Toneatti Vercelli (SP), quem conquistou a medalha de ouro. As medalhas de prata foram trazidas ao país por João César Campos Vargas (MG), Lucca Morais de Arruda Siaudzionis (CE) e Lucas Pereira Galvão de Barros (SP). Os estudantes foram acompanhados pelos professores Carlos Nogueira Bahiano (BA) e Marcelo Xavier de Mendonça (RJ). O segundo colocado foi Portugal.
     Durante a disputa os competidores submeteram-se a duas provas individuais, realizadas nos dias 7 e 8 na capital moçambicana. Cada exame apresentou três problemas de matemática selecionados por um júri internacional, que exigem a resolução de exercícios de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário